I Colóquio Nacional de Pesquisa em Filosofia – PPGFil/UFSC (2017)

I Colóquio Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFSC

O I Colóquio Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFSC, que ocorrerá entre os dias 13 e 15 de setembro de 2017 no campus Trindade da UFSC em Florianópolis-SC, tem como objetivo a formação de um ambiente no qual estudantes de pós-graduação de várias universidades do país poderão se encontrar para apresentar, discutir e aperfeiçoar suas investigações filosóficas. O evento se divide em três áreas temáticas que correspondem às três linhas de pesquisa do PPGFIL-UFSC, a saber: Ontologia, Lógica e Epistemologia, Ética e Política. Além disso, o evento suscitará um debate sobre o papel da Filosofia na sociedade e as consequências da exclusão da disciplina de Filosofia no Ensino Médio depois da Reforma Curricular. Desse modo, esperamos contar com uma pluralidade de metodologias e temáticas, sendo esse um período profícuo para toda a comunidade acadêmica e interessados e interessadas em Filosofia.

O I Colóquio contará com conferências dos professores:

Edgar Lyra (PPGF/PUC-Rio)
Janyne Sattler (PPGF/UFSC)
Luiz Henrique Dutra (PPGF/UFSC)
Maria Clara Marques Dias (PPGF/UFRJ)
Nazareno Eduardo de Almeida (PPGF/UFSC)
Rúrion Soares Melo (DCP/USP)
Vivianne de Castilho Moreira (PPGF/UFPR)

Comissão Organizadora
Prof. Dr. Roberto Wu (PPGF/UFSC)
Prof. Dr. Cláudio Reichert do Nascimento (UFOB)
Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista (UFPI)
Allan Josué Vieira (Doutorando – PPGF/UFSC)
Ítalo Lins Lemos (Doutorando – PPGF/UFSC)
Jordan Michel-Muniz (Doutorando – PPGF/UFSC)
Kelly Janaína Silva (Doutoranda – PPGF/UFSC)
Raquel B. Cipriani Xavier (Doutoranda – PPGF/UFSC)

Comitê Científico
Profª. Drª. Claudia Drucker (UFSC)
Profª. Drª. Franciele Bete Petry (UFSC)
Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista (UFPI)
Prof. Dr. Jaimir Conte (UFSC)
Profª. Drª. Julia Sichieri Moura (UFSC)
Profª. Drª. Marina dos Santos (UFSC)
Dr. Breno Guimarães (pós-doutorando/UnB)
Drª. Ilze Zirbel
Dr. Jonathan Elizondo Orozco
Me. Kherian Gracher (UFSC)
Me. Daniela Rosendo (doutorando/UFSC)
Me. Gabriel Geller Xavier (doutorando/UFSC)
Me. Lauro Matos (doutorando/UFSC)
Me. Luis Felipe Lauer (doutorando/UFSC)
Me. Nunzio Alì (doutorando/UFSC)


A programação completa do I Colóquio Nacional de Pesquisa em Filosofia está disponível neste link.  

Conferências
(Auditório do EFI)
Conferências

Para acessar o cadernos de resumos, clique neste link   


Divulgação

WhatsApp Image 2017-06-04 at 20.43.51

Evento no Facebook
www.facebook.com/events/1968950413327714/


Chamada de Trabalhos / Edital

  1. A submissão de trabalhos para as comunicações deve ser realizada até o dia 25 de junho de 2017 através do formulário específico disponível em pesquisaemfilosofiaufsc.wordpress.com/submissao-de-resumo/   (A submissão de resumos foi prorrogada até o dia 05 de julho de 2017).

 

  1. A participação para comunicações é aberta a mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores que estejam desenvolvendo pesquisa no âmbito da Filosofia ou de relação interdisciplinar com a mesma.

2.1 Também podem se inscrever mestres e doutores já titulados.

  1. Cada participante poderá submeter apenas um trabalho.
  1. Não será permitida a inscrição de trabalhos coletivos.
  1. Para inscrever uma proposta, o(a) proponente deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site do evento e submeter Resumo, o qual deve ter entre 500 e 800 palavras, título, até 5 palavras-chave, bem como a indicação das 5 principais bibliografias usadas no trabalho.

5.1. Os resumos e as comunicações podem ser apresentadas em português, espanhol e inglês.

  1. Os resumos serão avaliados dentro do sistema de revisão paritária cega pelo Comitê Científico do Colóquio. Serão utilizados os seguintes critérios: relevância para a área; domínio e pertinência da bibliografia; adequação teórica e metodológica; clareza na exposição, concisão e capacidade de argumentação. O número de propostas aceitas para apresentação será limitado, estando condicionado à quantidade de mesas e vagas que compõem o evento.
  1. As cartas de aceite referentes aos resumos que foram aprovados para comunicação serão enviadas até o dia 05 de agosto de 2017 para o endereço de e-mail fornecido pelo(a) proponente no formulário de inscrição.
  1. Cada expositor(a) terá até 25 (vinte e cinco) minutos para a apresentação. Em seguida, serão destinados 10 (dez) minutos para debate com o público ao final de cada apresentação.
  1. Aos expositores que forem utilizar o recurso de projeção de imagem, solicitamos que façam, ao público presente, uma breve descrição da imagem projetada. A audiodescrição de imagem estática é um recurso fundamental para assegurar às pessoas com deficiência visual o pleno acesso e inclusão nas atividades acadêmicas em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Com a descrição, a pessoa com deficiência visual consegue compreender o que há retratado na imagem em questão, contextualizando-se. Acrescentamos ao final do edital exemplos de como pode ser feita a descrição da imagem. Quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Comissão Organizadora.
  1. A entrega do certificado de apresentação de trabalho estará condicionada à apresentação presencial da comunicação feita pelo(a) próprio(a) autor(a). Não será admitida a apresentação de trabalho por videoconferência, ou qualquer outra modalidade à distância.
  1. Visando facilitar a organização do evento, após aprovação de trabalho, diante da impossibilidade de comparecimento, o(a) expositor(a) deverá comunicar a sua ausência à organização com antecedência.
  1. Ao final do evento, a Comissão Organizadora fará contato, por e-mail, com os(as) inscritos(as) para verificar o interesse em na publicação, em formato digital com ISBN, dos texto apresentado no Colóquio.

12.1.  As condições e data para o envio serão informadas quando do contato via e-mail.
12.2. A publicação dos textos fica vinculada à aprovação pelos pareceristas.

  1. A Comissão Organizadora não aceitará inscrições que não seguirem as instruções do edital e do formulário de inscrição.
  1. Os casos omissos ou não previstos neste edital serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora.

Cronograma
Período para inscrições e submissão do resumo: de 26 de abril até 25 de junho de 2017.
Período de inscrição para ouvintes: de 26 de abril a 12 de setembro de 2017.
Prazo para envio da carta de aceite: 05 de agosto de 2017.
Divulgação (no site) dos trabalhos aceitos e da programação: 15 de agosto
Período do evento: 13, 14 e 15 de setembro de 2017


* Orientações para a descrição de imagem extraídas da NOTA TÉCNICA Nº 21/2012 MEC/SECADI/DPEE expedida pelo Ministério da Educação.

A descrição de imagens é uma maneira de explicar o cenário e componentes de uma imagem para a pessoa com deficiência visual ter acesso completo ao conteúdo. Nesse sentido, é a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito.

Imagem e descrição extraídas do Blog Iguale
Descrição de imagem blog iguale.PNG
Descrição: Um homem cadeirante e seu cuidador se divertem em meio a uma grande área coberta por neve, com árvores desfolhadas ao fundo, iluminadas pelo sol alaranjado. Eles estão sorrindo, bem agasalhados, em meio a flocos de neve espalhados no ar.
Imagem e descrição extraídas da Nota Técnica n. 21/2012 MEC/SECADI/DEPEE
DESCRIÇÃO img.png
Descrição: A foto mostra professora sentada ao lado da estudante em cadeira de rodas com apoio para o pescoço, na sala de recursos multi-funcionais, utilizando prancha inclinada, onde estão as palavras ABELHA e ABACAXI com a letra A em destaque e o desenho de um abacaxi na parte superior.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close